Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Será que seu médico é um bom médico?

Como saber se seu médico é um bom médico, mas será que eles estão mesmo preocupados com isto, principalmente os peritos que já estão com seu diagnóstico pronto antes de você chegar ao consultório!


        Sinceramente, o que não falta nesse mundo é médico ruim! Mas não no sentido de sua qualificação mas sim com a atenção ao paciente que muitas vezes não sabe descrever corretamente seus sintomas e o médico acaba fazendo pouco caso ou simplesmente dá um remédio só para melhorar os sintomas. Isso é realmente um absurdo, precisamos começar a ficar alertas quanto a esses descasos. Mas como não queremos colocar a culpa nesses médicos apenas, temos que ressaltar que nós somos culpados disso também. Se você não se informa melhor sobre o problema que está passando então você jamais conseguirá fazer um diagnóstico primário de sua doença que muitas vezes ajuda e muito o médico a desvendar a causa dos sintomas.
Os médicos e os pacientes precisam dialogar mais
          De que adianta ir ao consultório médico e não saber dialogar ? você precisa informar melhor o seu problema para que o médico consiga localizar a causa dos seus sintomas. Um detalhe faz muito a diferença, os médicos ficam confusos as vezes, ainda mais os ruins que não conseguem dar muita atenção aos seus pacientes. Então, apesar do médico ser ruim, mesmo você conhecendo mais sobre seu problema eles terão ainda uma luz no túnel para receitar corretamente o seu remédio. O melhor médico para nós é nós mesmos
          Sim, não tem nada a ver com relação a auto-medicação, mas você se colocar no lugar do médico é muito mais importante do que simplesmente falar sobre seus sintomas. Quando você tem diversas fontes como a Internet para encontrar informações sobre sintomas e juntar o quebra-cabeças de todas as dores que sente e descobrir possíveis causas ou até mesmo a causa da doença você consegue trabalhar com hipóteses e traça um caminho para o remédio adequado. Esse caminho precisa ser relatado para o seu médico de forma detalhada para que ele possa se orientar com base em seu conhecimento e também em seu diagnóstico empírico! O bom médico, apesar de tratar bem seus pacientes, é também um mestre em diagnosticar pessoas. São esses médicos que conseguem mais sucesso em seus tratamentos que outros. Mesmo o paciente não adquirindo conhecimento profundo sobre seus sintomas e não relatando nada ao seu médico é possível que o bom médico consiga diagnosticar e identificar com muita facilidade a causa do problema, mas, como todos nós sabemos, não é todo dia que o bom médico acerta de primeira, então, o alerta é conhecer mais sobre seu problema, ler mais sobre ele e fazer, em primeiro plano, o seu diagnóstico de forma empírica e relatar com detalhes para o médico. Só assim ele vai ter mais uma fonte de referência para encontrar a cura para a sua doença.
           Exemplo: Se você sofre com dores nas costas. A primeira impressão é que você pode ter dormido de mau jeito e isso ocasionou dor nas costas. Mas sabemos também que dor na costa pode ser por estresse elevado, mas há outra hipótese também que a dor na costa pode ser por conta de um exercício mal feito que ocasionou na dor, há também outra hipótese de você ter sido vítima de friagem em uma situação de frio intenso e vento. Enfim, essas são algumas das causas da dor nas costas, então! a partir desse trajeto você consegue descobrir outros detalhes específicos que vai culminar na causa da sua dor na costa! Como por exemplo, se você passou muito estresse 1 semana atrás ou alguns dias atrás é um grande sinal de que a dor na costa seja isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário