Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

As coisas que o trabalhador tem direito, mas só ficam no papel.



Na verdade esse curso de reabilitação deveria ser de verdade, porém não é o que condiz a realidade, o INSS simplesmente preferem dar alta aos segurados dizendo que estão com capacidade laborativa, fica mais lucrativo para eles, se não gostarem os segurados terão que recorrerem, e isso leva messes, ou anos e quando vai à justiça, cai novamente nas mãos dos médicos peritos só muda o órgão mas a palhaçada é a mesma.

Cursos de reabilitação permitem que o trabalhador exerça outra função.Segurados descobrem outras possibilidades do mercado de trabalho.
O INSS oferece um serviço aos segurados que perderam a qualificação em sua função original de trabalho por causa de doença ou acidente. São cursos de reabilitação profissional que oferecem ao trabalhador uma capacitação em outra função para que ele possa ser realocado na empresa.
Superar as doenças e os limites impostos pelo corpo é o que tenta ensinar a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), que oferece cursos para reabilitar profissionais afastados do trabalho. Eles descobrem outras possibilidades do mercado, fazem cursos de informática, aprendem a usar o computador, têm aulas de funções administrativas.
“A maioria das pessoas sofre alguma lesão por esforço repetitivo, mas pode voltar para outra função, outra atividade, ser requalificado e seguir sua vida normalmente”, diz o gerente da Avape, Flavio Gonzales
O aprendizado mais difícil é mudar o comportamento. Pessoas acostumadas a trabalhar em fábricas precisam se adaptar à vida dentro de um escritório. Laerte Luis está descobrindo novas habilidades. Desde que caiu de uma carreta e quebrou a perna, há quatro anos, ele não consegue mais exercer a função de operador de empilhadeira. Com o curso, sabe que pode ter uma nova profissão. “Vou trabalhar com papéis, computador. Não vou mais trabalhar com máquinas”, diz.
A Avape oferece cursos de reciclagem e tem 26 unidades em São Paulo. O trabalhador é encaminhado para a associação pelo próprio INSS e não paga nada. Os endereços estão no site do órgão.

4 comentários:

  1. Meu marido foi encaminhado para reabilitação na hora de preencher o formulário a notícia: O inss não possui reabilitação para quem possui curso superior. O que fazer então?? Manda pra lá, volta pra cá. Alta.
    Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, infelizmente o caminho é procurar a justiça, mas você sabe como ela funciona, é contra essas arbitrariedades que criei esse blog, meu objetivo é um manifesto pacifico contra esses gestores que administram o que é nosso e usa os nossos direitos contra nós, mas infelizmente só seremos fortes unidos, então vamos dar força à esse blog como se fosse um abaixo assinado para que eles saibam que estamos contra, que estamos unidos e reagiremos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. meu marido sofreu um acidente de trabalho, teve sequelas definitivas na mao, ganhava 4 salarios, o inss nao quer aposenta-lo, quer q ele faça um curso de porteiro p ganhar 1 salario para sustentar a familia.

    ResponderExcluir